8 de fevereiro de 2013

#1 RPG Maker - Ib



AVISO: Este post tem vários spoilers, se não quiser saber fatos marcantes da história ou acontecimentos, pare por aqui.

E aí, gente?? Aqui é a Júh, nesse post vou falar sobre um jogo feito pela engine do RPG Maker (um programa que é capaz de criar jogos no estilo RPG, daí o nome ;D), Ib! Esse jogo não é muito conhecido, mas fãs do jogo criaram até um anime simples, com a historia do jogo, outros criaram wallpapers, outros criaram fan-arts de certos momentos do jogo e tem gente que até cosplay dos personagens fez.



Bem, o jogo não é antigo, foi feito em 2012, mas a jogabilidade, assim como os gráficos, lembram bastante um retrogame, que jogo maneiro!! Eu adoro a trilha sonora do jogo, a musiquinha tá até agora na minha cabeça! Eu amei esse jogo e o mais maneiro é que zerei ele com o meu namorado *---* , o irmão dele também tava, mas não ajudou nada no jogo, só ficou perguntando, mas ok, como que uma criança vai desvendar os puzzles do jogo (que volta e meia, nos deparávamos com um ou outro bem difíceis)? Ficamos até de madrugada jogando esse jogo pra zerá-lo logo, esse jogo nos prende faz com que a gente fique até o final, porque é tãaao interessante, tãao emocionante, apesar de ter 5 finais, vou zerá-lo de novo pra ver os outros finais, porque realmente vale a pena!!

Ib é um jogo criado por Kouri Kuchinawa, os gráficos são simples e o jogo é curto, mas é super legal mesmo.

Ib é uma garota que não sabe ler direito e vai para uma galeria de arte com os pais, é uma galeria de arte que está apresentando uma exposição com os quadros e esculturas criados por um artista chamado Guertena. Andando pela galeria após ver o nome de um quadro grande, todas as pessoas que estavam na galeria somem e ela fica sozinha, aí começa a acontecer coisas estranhas, quadros começam a ganhar vida, manequins sem cabeça começam a andar, braços saem das paredes, cabeça de manequim aparece do nada, bonecas, sangue, barulhos estranhos e muuuito mais (Recomendo jogar com a luz apagada e fone de ouvido). O jogo é do gênero terror, mas na minha opinião, ele é muito mais suspense, por esse motivo, acho OBRIGATÓRIO o uso de fones, dá cada susto ao longo do jogo e isso é super divertido, dei cada gargalhadas jogando com meu namorado.


Ib acaba encontrando um homem, com um estilo super maneiro, que também ficou preso nesse lugar como ela. Eu adorei esse personagem do jogo! Mas que estilo o cara tem, véio!! , o nome dele é Garry e é um rapaz que irá ajudar sempre a personagem principal (Ib), chegando até ao ponto de arriscar a própria vida para salvá-la, a minha opinião quanto a isso? Muito Lindo, muito fofoooooooo!! *-*

Eu acabei adorando a relação entre a Ib e o Garry, dependendo das suas escolhas, podem sim, os dois terem um carinho um pelo outro e também, dependendo das suas escolhas, pode ter um final triste, confuso e não sei se tem um final bonito (feliz), mas vou descobrir. ;)

O jogo é tão sofisticado, as falas são tão sofisticadas, que foi até complicado o Jean traduzi-las pra mim (o jogo só está disponível em inglês), as rosas (flores) são a vida dos personagens, da Ib é vermelha, do Garry é azul e irá aparecer uma outra personagem chamada Mary, que as rosas dela são amarelas. Mary começa a tentar fazer amizade mais pro lado da Ib, com certeza é porque as duas parecem ter a mesma idade, enquanto Ib se preocupa com Garry e a saída, Mary fica tranquila e gosta da companhia de Ib. Vocês irão descobrir o porquê dela não se preocupa com o Garry (é que é segredo sabe, sheeesh).


Uma das melhores parte da história, foi na sala dos coelhos, que para as garotas são coelhos, mas o Garry vê, no lugar de coelhos, bonecas super assustadora, interessante né? Aah, esqueci de falar, vai ter um momento do jogo, que Garry irá se separar da Ib e Mary, porque iram surgir raízes de flores de pedra no caminho, a partir daí, vão ter vezes que você irá jogar com Garry e poderá também jogar com Ib e com isso, fazendo os dois se ajudarem sem perceber e conseguirem se encontrar de alguma maneira, Jean e eu, quebramos a cabeça nessa hora, nós não sabíamos oque fazer kkk’ e eu não tava aguentando mais, quase que a gente voltou o jogo inteiro! Ainda bem que a porta que usamos para entrar estava trancada, porque não tinha nada haver voltar, depois de um tempo vimos um quadro e colocamos a sombrinha e a sombrinha foi pra Ib (essa sombrinha você ganha depois de resolver um puzzle ;D), ai sim conseguimos resolver o resto o/.

Também adorei a parte que se joga com o Garry na sala das boneca, eu deixei Jean jogar essa parte sozinho, porquê eu já tinha uma noção de qual boneca estaria com a chave e queria que ele sentisse a sensação de desespero em achar logo, mas então o Garry foi pego pela boneca gigante que sai do quadro, já que ele não achou a chave a tempo, então quase chorei né? e fiquei repetindo:
- Nãaao, o Garry morreu? Eu não queria que o Garry morresse, ele é tão bom e tão amigo, voltaaa! Jean? Volta, eu salvei antes, então da pra volta, volta e não deixa ele morrer, volta! D:
Jean não deixou, mas foi até bom não ter voltado, porquê o Garry não morre nessa hora, mas fica maluco conversando com as bonecas, claro eu só pude ver ele, quando entrei no quarto jogando com a Ib e tipo, essa foi a parte mais engraçada do jogo, quando estava no controle da lb, ouvir Garry falando sozinho, entrei no mesmo quarto que ele entrou, ela se aproxima, se ajoelha na frente dele com uma aparência de preocupada, eu falei:
- Ela tá preocupada, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnn que fofooooooooooo!!
Ai do nada, pafth!!! (Ib da um tapa na cara do Garry). Mudei totalmente a minha opinião né?, e também não esperava por isso e chorei de rir, mas ai sim, depois de dois tapas na cara XDDD , ele voltou ao normal, a Ib da um abraço nele (parece ser um abraço apertado), ai sim eu pude dizer:
- aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnn que fofoooooooooooo!! *--*


Outra parte que eu adorei, foi da Ib pegando um livro pra ler, do nada o Garry fecha o livro, não deixando ela ler e fala que aquele livro era só pra adultos kkk’ , já imagina oque seja né?


O criador desse jogo está de parabéns, criou uma verdadeira obra de arte! Nunca pensei que eu viria a jogar um jogo tão interessante como este e em estilo RPG!

Eu já contei bastante coisa né? O resto vocês descobrem  quando jogarem. Tem muito mais coisas, muito mais quartos, tem um outro mundo, um segredo e outros finais, o meu foi esse:  O Grarry deu suas flores em troca das flores da Ib, pois as de Ib estava com o(a) inimigo(a), ou seja, Garry arriscou sua vida para salvar Ib, mas Ib não conseguiu pegar a rosa dele de volta e quando à achou, só restava o cabo da flor.. Garry morreu quando não restaram mais pétalas, Ib conseguiu sair do quadro, mas quando ela saiu, ela perdeu suas memórias do acontecido .-. e apareceu uma pintura do Garry num quadro na galeria de artes, chamado Forgotten Portrait (Retrato Esquecido), Triste né? Ele morre por ela e no final das contas ela não lembra dele. T-T


Clique na imagem para ampliar

7 comentários:

  1. Oi eu tb tenho um blog e ainda não tem muita coisa
    só q pretendo inserir mais só q não sei mexer muito bem com blog mas tem um projeto meu de rpg maker que postei.
    Procure no Google por Jornadas elementares caso tenha interesse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Igor, tudo beleza? :D
      Desculpe a demora, as coisas andam meio corridas por aqui XD , enfim, eu vamos dar uma olhada sim, quem sabe, até dedicar um post ao seu game, né? :)
      Abraços!! -- Jean Alesi

      Excluir
  2. Tem Um Video de Ib No Youtube Que Me Fez Chorar >> https://www.youtube.com/watch?v=bSwrihQ0X9Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah .. adorei o vídeo, é exatamente o pensamento da Mary, muito triste :( . Realmente Ib é um jogo de emocionar, aqueles que dão mais importâncias para gráficos acabam perdendo uma história perfeita como essa. Eu sou a Juciane do post, sei que to respondendo meio tarde mas visitei o blog e não resisti. Infelizmente não publicamos mais aqui :/ . Pois bem, o blog que estou agr é sobre visual novels (anime em games) e totalmente diferente daq mas né, eu gosto tb ^^ yeavnsdesu.blogspot.com . Éé isso.. byebye

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir